logo RCN
NOTÍCIAS

Soro brasileiro anti-covid será testado em seres humanos

  • Instituto Vital Brazil - Pesquisa do Instituto Vital Brazil, UFRJ e Fiocruz

Lembra do soro brasileiro anti-covid feito com plasma de cavalos ? A notícia boa é que ele evoluiu nas pesquisas e será testado em seres humanos.O belo trabalho é do Instituto Vital Brazil em parceria com a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - e a Fiocruz. O pedido de ensaio clínico do material está na segunda rodada de perguntas da Anvisa e, em breve, o projeto será testado em pacientes para avaliação da eficácia.

A pesquisa já foi aprovada pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) no fim do ano passado e agora precisa da aprovação da Anvisa.Um produto semelhante, também produzido a partir de anticorpos obtidos de cavalos vacinados, foi aprovado em dezembro do ano passado na Argentina, para tratamento de pacientes com Covid.

Os testes

O ensaio clínico brasileiro prevê duas etapas de testes. Primeiro o soro será injetado em sete pessoas, como uma primeira fase de avaliação.Se confirmada a ausência de efeitos colaterais, mais 36 pacientes receberão doses do produto.O estudo deve ser concluído em três meses.

Como

O soro a partir de anticorpos de cavalos vacinados foi desenvolvido com base na Proteína S, no Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC) da Coppe/UFRJ.A proteína usada tem uma estrutura semelhante à presente na superfície externa do coronavírus. Assim, ela é capaz de estimular, no animal que recebeu a dose, a produção de anticorpos que reconhecem e neutralizam o vírus.A professora Leda Castilho, da Coppe, que coordena os estudos, acredita que será uma terapia importante contra a Covid-19."Diante da inexistência de terapias específicas para a doença, os anticorpos de cavalos produzidos pelo IVB são uma grande esperança de tratamento possível e específico para a Covid-19", afirmou ao ODia.

(O Dia.- Só Notícias Boas)

Deputado quer acabar com uso obrigatório de máscaras no País Anterior

Deputado quer acabar com uso obrigatório de máscaras no País

AstraZeneca testa medicamento que pode dar imunidade instantânea ao coronavírus Próximo

AstraZeneca testa medicamento que pode dar imunidade instantânea ao coronavírus

Deixe seu comentário